Video
Pomar
Calçadão
Proposta
roça grande
home

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Diagramas


Primeiro croqui do projeto. Mostra o calçadão, pergolado, pomar e a cerca que foi retirada posteriormente.

Segundo croqui: Visão feral do linha como está hoje.


Diagrama: aspectos positivos e negativos quando ao projeto e o local escolhido assim como as soluções propostas.


Croqui do projeto com especificações.

Posted by Sofia Trópia @ 09:34
0 Comments

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Calçadão

Apesar do nome, o foco do projeto está no calçadão ao longo da linha. O calçadão vem com o intuito de facilitar e melhorar o percurso pela linha do trêm para aquelas que já a utilizam e atrair mais pessoas ao local.

A retirada da linha é necessária uma vez que a mesma passa no meio do trajeto ocupando muito espaço e não é apropriada para caminhadas. Para não haver descaracterização do local o calçadão irá representar com mosaico o trajeto da linha. É importante visualizar que o trajeto está delimitado por duas ruas, ou seja, não haverá interrupção bruta do trajeto já existente.

Ainda no calçadão serão colocadas lixeiras, uma vez que as mesmas são inexistentes nas ruas de roça grande e a linha é utilizada em alguns pontos como deposito de lixo, para tentar diminuir a poluição visual. Também haverá bancos pelo trajeto para que as pessoas possam descansar ou apreciar o movimento, e um pergolado para porporcionar sombra uma vez que o sol é mito forte na cidade.

Um pomar será plantado ao longo do trajeto. Aproximadamente quatro variedades de frutas serão cultivadas. O pomar será aberto para a população. Sua função é a de proporcinar uma ambiencia mais agradável aqueles que estiverem caminhando, fazer sombra diminuindo o calor e porporcionar a população frutas para sua alimentação.

Posted by Sofia Trópia @ 17:33
0 Comments

Sustentabilidade

Ambiental:

O projeto não apresenta grandes impactos ambientais ao local. Será nescessário aplainar o trecho onde o mesmo é irregular e retirar a linha do trêm do local.
Uma parte onde antes era terra será feito o calçadão com piso que irá permetir absorção de água. O restante da área permanecerá com terra para a plantação das árvores.

Econômica:

O projeto será custeado pela prefeitura e sua manutenção pode ser feita por apadrinhamento de algum estabelecimento comercial. Em relação ao pomar, são várias as instituições que fazem doação de mudas para plantio doméstico e comunitário como o pró-pomar da prefeitura de BH.

Posted by Sofia Trópia @ 14:11
0 Comments

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Situação em Roça Grande

Local da intervenção: linha de trêm desativada no trecho que passa pela rua Belo Horizonte, da rua Serafim Mota Barros até o hospital Cristiano Machado.



Motivos:

- Primeiramento o objetivo era revitalizar toda a linha de trêm, porem após a segunda visita a Roça Grande percebi que esse era um dos trechos mais utilizados e o mais facil para implementar o projeto, uma vez que se encontra na altura da rua ou superior. As ruas que seguem esse trecho são precárias e sem calçadas na maioria das vezes, mais um motivo para a escolha desse trecho.

- Após o Hospital Cristiano Machado, a linha ferroviaria fica abaixo do nivel da rua e se encontra tomada pela vegetação. A população não utiliza essa passagem.

- Roça Grande possue topografia ascentuada, andar pela cidade é cansativo devido aos morros. A linha, ao contrário, é plana e por isso mesmo que a população já usa a mesma para transitar pela cidade. Sendo plana fica mais fácil implementar o calçadão e o pomar.

Fotos:



Foto1: Linha do trêm


Foto2: Lixo na linha do trêm.


Foto3: Casas ao longo da linha.


Foto4: pesseios precários nas ruas do bairro.

Posted by Sofia Trópia @ 15:27
0 Comments

domingo, 22 de novembro de 2009

Pomar

Frutas:


Foto1: Laranjal


Foto2: Mamoeiro


Foto3: Plantação de Mexericas


Foto4: Limoeiro

As frutas a serem cultivadas no pomar são, laranja, mexerica, limão e mamão

http://www.seagri.ba.gov.br/Mamao.htm

O site acima fala sobre o cultivo do mamão. Elaborado pelo governo da Bahia, onde a fruta é amplamente cultivada, traz importantes informações.

Os principais motivos da escolha são que a árvore é alta e vai proporcionar sombra no calçadão. Os frutos se encontram no alto dificultando o furto. O mamão precisa de muito sol e o solo não precisa de muitos nutrientes. O espaçamento é relativamente pequeno entre as árvores fator de extrema importância uma vez que o espaço disponível para o plantio é pouco.

Assim como o mamão as outras frutas são de fácil cultivo, se adaptam bem ao clima e são bem aceitas nas comunidades onde plantadas.

Acesso:

O pomar será, assim como o calçadão, um espaço aberto 24h.

Produção:

As frutas do pomar estarão disponíveis para toda a comunidade. Poderão ser colhidas por qualquer morador, visitante ou instituição da cidade (creches, escolas, etc...)

Implementação e Manutenção:

Para implementar o pomar é necessário a educação da comunidade quanto aos seus benefícios para que a mesma tenha interesse em cultivar as frutas. Além dos cuidados da própria população, o pomar será associação a escolas da região (por exemplo a fazendinha). As escolas poderão utilizar o espaço e o pomar para atividades extra-classe, por exemplo a concientização das crianças no que diz respeito a natureza, e assim prestar manutenção ao pomar. Em épocas que a colheita permitir as frutas podem ser utilizadas na elaboração da merenda das crianças.

Projetos análogos e fontes de pesquisa:

Fundação Perceu Abrámo

- fala sobre as vantagens dos pomares caseiros e comunitários, como implementa-los, conseguir mudas, programas do governo, entre outros.

Reportagem sobre Emater-MG

- reportagem sobre o programa pró-pomar da prefeitura de BH.

Prefeitura de Manaus

- sobre pomar comunitário realizada em terreno vazio da cidades e doação de mudas para a população com auxilio de alunos de uma escola.

Instituto Pólis

- sobre agricultura urbana.

Escola Muncipal Laura Queiroz

- sobre pomar comunitário da escola.

Posted by Sofia Trópia @ 17:29
0 Comments

Apresentação do Projeto Pomar Grande

Minha proposta consiste em aproveitar a linha de trêm já desativada e transforma-la em um calçadão. Além da área para as pessoas caminharem e transitarem pela cidade, ao longo do mesmo terá um pomar comunitário.

A proposta tem como publico alvo toda a população de Roça Grande, independendo do gênero e idade, uma vez que a mesma já utiliza a linha para transitar pela cidade. Com a instalção de novos equipamentos (pista para caminhada e pomar) espera-se que o fluxo de pessoas aumente consideravelmente.

A população de Roça Grande já usa a linha de trêm para se deslocar pela cidade, uma vez revitalizada, Pomar Grande estaria inserido no cotidiano das pessoas seja para facilitar a circulação, opção de lazer ou atividade comunitária.

O local escolhido é a linha do trêm.

Segunda Visita

No dia 14/11/2009 retornei a Roça Grande para escolher em qual parte da lina do trêm iria implementar meu projeto. Ficou definida a área da linha entre a Fazendinha e o Hospital Cristiano Machado, uma vez que as ruas desse percurso não possuem passeio, ou quando possuem estão em péssimo estado e é o trecho no qual pude perceber o maior movimento de pessoas uma vez que o restante da linha posterior ao Hospital se encontra tomada pela vegetação.

Cheguei a Roça Grande por volta das 14:00h de ônibus que peguei em BH na rua caetes entre as ruas Rio de Janeiro e São Paulo. É importante informar que falta informações sobre os ônibus que chegam a região assim como os horários de partida. O ponto da rua caetes é o mais central sendo possivel pegar o ônibus ao longo da Av. Cristiano Machado. O ônibus está bem concervado e é confortável existindo até mesmo linhas exucutivas com ar condicionado (que tive a alegria de pegar na volta).

Ao chegar em Roça Grande não tive maiores problemas para encontrar a fazendinha. Chegando a linha do trêm percorri a mesma para ter ideia da dimesão do espaço e proximidade das casas.

Não fiquei mais que 30 mim na cidade em decorrência principalmente da falta de segurança uma vez que estava sozinha em uma área pouco visível fator a ser considerado na elaboração do projeto.


Posted by Sofia Trópia @ 17:18
0 Comments

 

Projeto

 

    Pomar Grande é um projeto que visa revitalizar parte do trajeto da linha ferroviária de Roça Grande, bairro do município de Sábara.

    Desativado a mais de 15 anos, a população utiliza a linha de trêm  para transitar pela cidade, uma vez que, as calçadas são precárias quando não inexistentes e a cidade possue topografia ascentuada.

    A revitalização consiste em tranformar o trecho da linha em um calçadão, para as pessoas caminharem com mais segurança em um ambiente mais agradável, uma vez que a linha serve também como lixão e em alguns pontos está tomada pela vegetação.

    Junto ao calçadão será plantado um pomar comunitário.

 

Crônograma

 

Primeira Semana

- 15/11 a 22/11 -


- voltar em Roça Grande

- escolher local onde o projeto será implantado

- escolher fruta que será cultivada

- fazer blog

- postar no blog a apresentação do projeto de acordo com roteiro passado
 


Segunda semana

- 22/11 a 29 /11-


- estudar a área de implantação.

- delimitar espaço reservado a pedestres e ao pomar.

- determinar organização espacial das árvores

- apresentar a situação (em roça grande) de acordo com roteiro passado

 

Terceira Semana

- 29.11 a 06.12-

 

 

Links

- Atelier Integrado

-Expurgância dos Cosmos

Last posts

.
. Oque a população vai ganhar com o projeto?
. Diagramas
. Calçadão
. Sustentabilidade
. Situação em Roça Grande
. Pomar
. Apresentação do Projeto Pomar Grande

 

Arquivo

novembro 2009 dezembro 2009

 

Layout
Sofia Trópia